Devocional - 15º Dia


15/08/2019


"Quando vocês produzem muitos frutos, trazem grande glória a meu Pai e demonstram que são meus discípulos de verdade." (Jo 15.8)

Em todos os seus ensinos, a máxima de Jesus era sempre, com muita simplicidade, discursar sobre a paz e o amor ao próximo. Nunca vamos ver o Mestre propagar ódio e disseminar violência em suas pregações.

No entanto, por várias vezes foi alvo de perseguição e perversidade por parte dos líderes religiosos de sua época. Sempre tinha alguém no "calcanhar" de Jesus tentando provocá-lo à ira. Ou então, procurando persuadir o povo a se voltar contra o Mestre.

Tudo isso parece ser muito antagônico, um homem que só pregava a paz, receber provocações de ódio por todo o tempo. Mas na verdade, esse fato, mostra como o sistema do mundo funciona.

No capítulo 15, vemos Jesus conversando com seus discípulos sobre as perseguições que sofreu, e mais, advertindo-os que também passariam por intolerâncias, simplesmente pelo fato de serem seus seguidores.

A verdade é que, no contexto que vivemos como cristãos no Brasil, não podemos afirmar que sofremos perseguições por sermos discípulos de Jesus. Pode ser que, ocorra uma perseguição a nível ideológico, mas não física, daqui a alguns anos.

Todavia, basta lançarmos um olhar para os países onde não é permitido pregar o Evangelho, e será constado uma realidade cruel, e ao mesmo tempo, gloriosa. Cruel porque veremos nossos irmãos sofrendo todo tipo de tortura e morte, mas gloriosa, pois esses irmãos entenderam que, nesses países, as pessoas precisam ouvir a pregação do Evangelho, pois somente Jesus pode trazer salvação.

Entretanto, está se cumprindo o que Jesus disse, seus discípulos seriam perseguidos e odiados por amor ao Seu nome. Mas o Mestre explica o motivo dessa intolerância: "O mundo os amaria se pertencessem a ele, mas vocês não fazer parte do mundo." (v.18b)

À despeito de todo esse ódio, precisamos dar continuidade a mensagem de paz e amor ao próximo que Jesus ensinou.

O mais fascinante de tudo isso é que nos países supracitados, onde ocorrem as perseguições, segundo pesquisas, é onde está ocorrendo o maior número de pessoas se convertendo ao Evangelho, cumprindo também o propósito de gerar muitos frutos.

E assim, Deus está sendo glorificado!

Pr Iranildo.

0 visualização